Espaço 4.0 beneficia cerca de 300 jovens de Luziânia e região
Cursos na área de robótica foram realizados nos anos de 2022 e 2023
Foram encerradas nesta semana as atividades do Espaço 4.0, instalado no IFG Câmpus Luziânia. Pensado e estruturado para a oferta de cursos na área da Indústria 4.0 para jovens de 15 a 29 anos, o espaço concluiu 15 turmas (13 em 2022 e 2 em 2023) e contribuiu para a formação de 290 jovens. O projeto contou com a participação dos servidores Christiane Borges, Audir Costa, Alcir Leite e Joilson Rodrigues, que ministraram os cursos.
O Espaço 4.0, montado em 2021, foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Rubens Otoni, junto dos esforços do secretário municipal de Cultura e Juventude, Gabriel Fidelis Santos Eduardo. Na etapa de 2023, o projeto teve a parceria da Prefeitura de Luziânia, que concedeu transporte e alimentação para os estudantes.
Estímulo da aprendizagem e promoção de um ambiente criativo de inovação são os objetivos do Espaço 4.0, que conta com computadores, impressoras 3D, mesas, cadeiras, iluminação, climatização e equipamentos necessários para os estudos das novas tecnologias da indústria 4.0. Foram ofertados cursos que incluem robótica, impressão 3D e tecnologia digital.
O diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, explicou que o Espaço 4.0 foi uma ação de articulação entre o Câmpus Luziânia do IFG, o deputado federal Rubens Otoni, Secretaria Nacional da Juventude e Prefeitura de Luziânia. “Esse espaço constituiu-se em um exemplo da capacidade de ação conjunta dos entes da federação em prol da formação, capacitação e inclusão dos nossos jovens no mundo da tecnologia. Esperamos conseguir em 2023 fazer mais e melhor para a nossa comunidade”, afirmou o diretor.
Conclusão dos cursos
Na última segunda-feira, 8 de maio, o Câmpus Luziânia realizou a cerimônia de certificação das duas últimas turmas do Espaço 4.0. Ao todo, 39 estudantes cursaram as tecnologias da Indústria 4.0, durante os meses de fevereiro a abril de 2023.
A cerimônia contou com a presença do diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis; do secretário de Cultura e Juventude de Luziânia, Gabriel Fidelis Santos Eduardo, representando também o deputado federal Rubens Otoni; do secretário municipal de Educação, Tiago Ribeiro Machado, representando o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto; e da gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do câmpus, professora Simone Paixão.
Para a estudante Amanda Marcelle de Araújo Lima, o curso foi bastante interessante e promissor. “O curso foi muito bom, proveitoso. Eu não conhecia sobre robótica e isso me chamou atenção. Penso que o curso poderia ter mais tempo de duração para aprendermos mais sobre essas tecnologias”, disse Amanda Marcelle.
O secretário de Cultura e Juventude, Gabriel Fidelis, informou que está buscando parcerias para que o IFG possa ofertar mais cursos no Espaço 4.0 já no segundo semestre de 2023.
Representando o prefeito Diego Sorgatto, o secretário de Educação Tiago Ribeiro Machado comentou que essas duas pontas (IFG e Prefeitura Municipal) se uniram para beneficiar e qualificar os jovens de Luziânia. “Vemos que vocês inspiram outros jovens a buscarem conhecimento e precisamos que vocês queiram sempre mais, para que consigamos atingir cada vez mais jovens da nossa cidade”, disse.
Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.
Redes Sociais