Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professoras da rede estadual de Educação concluem curso de Libras no IFG
Início do conteúdo da página

Professoras da rede estadual de Educação concluem curso de Libras no IFG

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 13h59 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 11h01

Cerimônia de certificação aconteceu nesta terça-feira, 29 de agosto

Alunas concluintes e a professora do curso de Libras, Raquel Darc Justino
Alunas concluintes e a professora do curso de Libras, Raquel Darc Justino

Mãos que falam, Olhos que Ouvem é o nome do curso que certificou nove professoras da rede estadual de Educação (regional de Luziânia) na área da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As participantes tiveram aulas presenciais de Libras Básico, no período de setembro de 2022 a julho de 2023, com aulas semanais.

Com um total de 140 horas, Mãos que Falam, Olhos que Ouvem buscou a promoção do entendimento acerca da identidade e cultura surda; a quebra da barreira da comunicação com pessoas surdas; e a viabilização da comunicação básica dos professores, servidores, ouvintes com pessoas surdas por meio da Libras e por outros métodos.

O coordenador do curso, professor Antônio Jacaúna, contou que foi realizada a metodologia ativa, com a interação dos cursistas e a socialização de diálogos em Libras e uso da “sala de aula invertida”. Explicou também que foram feitas duas etapas. A primeira, composta de conteúdo mais introdutório sobre conversas em Libras, a Identidade e a Cultura Surda. Já a segunda, enquanto consistiu no aprimoramento da comunicação em Libras direcionadas para o processo de ensino.

Para Rízia Borges Soares, aluna do curso, esta foi uma experiência enriquecedora, com o principal diferencial o fato de ser presencial. “Há 5 anos eu estudo Libras e há 1 ano sou intérprete. O curso veio como um complemento e digo que esta foi uma ótima oportunidade de troca de experiências. O curso presencial nos trouxe mais aprendizado, contato humano e pudemos aprender os regionalismos do DF e Goiás”, afirmou Rízia.

Participaram da cerimônia de certificação o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, os coordenadores do curso Mãos que Falam, Olhos que Ouvem, Antônio Jacaúna e Taísa Fidelis, a professora de Libras, Raquel Darc Justino, bem como as alunas concluintes e seus familiares.

 

Veja as fotos aqui.

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.

Fim do conteúdo da página