Inscrições abertas para curso de Doulas
Interessadas podem se inscrever até o dia 29 de fevereiro
O Câmpus Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para a quarta turma de formação de Doulas. Estas profissionais auxiliam as gestantes com suporte físico e emocional durante a gestação, parto e pós-parto. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro pelo link: https://forms.gle/skqSFqBDmWhBP6ka8 .
As candidatas que preferirem fazer a inscrição presencial podem comparecer no Câmpus Luziânia, nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sala da Gepex, nos seguintes horários: 26/2 – das 11h às 17h; 27/2 – das 14h às 20h30. Para participar da seleção é preciso ser do gênero feminino, ter idade mínima de 18 anos e morar em Luziânia ou região.
São ofertadas 30 vagas para o primeiro semestre de 2024, sendo 6 para a comunidade interna e 24 para a comunidade externa. A seleção consiste na participação obrigatória e presencial na palestra sobre o curso, que ocorrerá no dia 6 de março, às 14h30, no Câmpus Luziânia.
Caso a quantidade de inscritas seja maior que o número de vagas, haverá sorteio logo após a palestra. Em seguida, serão feitas as matrículas das candidatas selecionadas. A documentação necessária para efetivar a matrícula está disponível no item 6 do edital, e deverá ser apresentada em original e cópia.
Sobre o curso
O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Doulas é ofertado pelos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) localizados no entorno do Distrito Federal (Águas Lindas, Formosa, Luziânia e Valparaíso), em uma parceria com o Instituto Matriusca e com a Associação de Doulas do Distrito Federal e Entorno, AS Doulas RIDE.
Ofertado no modelo híbrido, online e presencial, o curso possui carga horária de 246 horas. As aulas terão início no dia 18 de março, com aulas online ao vivo de segunda a sexta-feira, e presenciais aos sábados pela manhã.
Para a coordenadora do curso, Camila Roberta Estefano, a formação é uma oportunidade para mulheres que atuam na área e para aquelas que desejam ter uma nova profissão. “A doula vem como uma estratégia na saúde pública, muitas vezes traduzindo termos e tirando as dúvidas da paciente. A sua presença nos sistemas de saúde é garantido por lei, oferece segurança e é uma ponte entre os profissionais da saúde e a mulher. Ela faz o acompanhamento específico para a gestante, o que atribui à doula um importante papel de suporte e apoio físico e emocional, tanto para a mulher e quanto para toda a família”, destaca Camila.
-
Acesse a CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2024
Comunicação Social / Câmpus Luziânia, com informações do Câmpus Águas Lindas.
Redes Sociais