Câmpus realiza curso de formação de Guarda Civil
O curso capacita guardas civis de Luziânia, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Cabeceiras
Teve início neste mês o curso de formação de Guarda Civil no Câmpus Luziânia para a capacitação de 57 guardas das cidades de Luziânia, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Cabeceiras. O curso terá duração até o mês de maio.
Resultante da parceria entre o IFG e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, o curso visa a formação de guardas civis municipais a partir de uma perspectiva humanizada, pautada pelo respeito aos direitos humanos e a diversidade social, com a promoção do pleno exercício da profissão e a garantia dos direitos do cidadão.
Para o pró-reitor de Extensão do IFG, Daniel Silva Barbosa, é um compromisso da Instituição e satisfação realizar esses cursos de formação. “Nós abrimos as portas sempre para que ações como essa aconteçam. A segurança pública não é alheia à tarefa da educação. Os alunos também participam da tarefa do Estado de promover as políticas públicas e promover o interesse e bem-estar de todos. É com parcerias que nós conseguimos diminuir as dificuldades”, afirmou o pró-reitor.
Em sua aula inaugural, realizada no último dia 14, o Comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), Tenente Coronel Azevedo, representando o Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Irapuan Costa Júnior, comentou que a parceria é muito bem-vinda. “Aprovamos essa metodologia de ensino voltada aos direitos humanos. Isso é o que estamos passando também para os nossos policiais militares que estão em formação. Vemos que a formação que Instituto Federal de Goiás proporciona aos guardas municipais é de excelência”, disse.
O Tenente Coronel Azevedo anunciou ainda a instalação do sistema de monitoramento em Luziânia, que será monitorado pelos guardas civis, a fim de auxiliar na segurança da cidade.
Também estiveram presentes na aula inaugural o pró-reitor de Extensão do IFG, Daniel Barbosa; o diretor-geral do Câmpus Luziânia, Reinaldo Reis; o coordenador de Prevenção nas Instituições de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Gustavo Rocha; o presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil, Francisco Oséias; a chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos da Governadoria de Goiás, Juliana Barroso; o coordenador do Programa Pacto Social Goiás pela Vida, Madson Ribeiro; representantes das guardas municipais de Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso; integrantes das polícias Militar e Científica, além de autoridades políticas de Luziânia e alunos e servidores do câmpus.
Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.
Redes Sociais