Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto executado pela Biblioteca do Câmpus Itumbiara é selecionado para apresentação em evento internacional da área, em São Paulo
Biblioteca

Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 14h00 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2023, 08h50

O projeto "Lixo por livro", da Biblioteca do IFG Câmpus Itumbiara, foi o único selecionado do Estado de Goiás para ser apresentado na principal modalidade (painel) do 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva, que é organizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Governo de São Paulo. Além desse projeto do IFG, outros cinco também foram indicados para apresentação ao vivo e outros seis para a modalidade pôster/vídeo gravado e editado, sendo no total 06 de bibliotecas de São Paulo, 01 do Amapá, 02 da Bahia, 01 do Espírito Santo e 01 do Mato Grosso.

O projeto "Lixo por livro" foi desenvolvido pelos servidores da Biblioteca do Câmpus Itumbiara em 2019, e tinha o caráter educativo, social e ambiental,  e propunha a diminuição dos impactos negativos causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos no meio ambiente, geração de benefícios socioeconômicos e, é claro, o incentivo à leitura.

Assim, ao participar do projeto na época, cada aluno pôde trocar 20 latinhas de alumínio por um livro literário ou técnico-científico que havia sido doado à Biblioteca pela comunidade local. À medida que as latinhas eram recebidas, fazia-se o controle quantitativo por aluno doador e por turma à qual ele pertencia. Ao longo de quase dois meses de campanha, 8.631 latinhas de alumínio foram coletadas, 150 livros foram doados e 127 pessoas contribuíram com o projeto, dentre discentes, docentes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa. O valor arrecadado com a venda das latinhas foi convertido em benefícios para a própria comunidade acadêmica, tais como a aquisição de chaves para os armários utilizados pelos usuários que frequentam o espaço da Biblioteca. E os alunos da turma que mais coletaram latinhas foram premiados com livros novos e troféus confeccionados pelos servidores do Setor.

Sobre o 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva

Ao todo foram mais de 130 projetos inscritos em todo o Brasil, e as apresentações ao vivo estão marcadas para o dia 29 de junho, das 15h às 17h30, e ocorrerão em formato virtual também. As inscrições para o evento, que acontece entre os dias 26 e 30 de junho, serão abertas na segunda quinzena de maio. Acesse o site oficial do evento aqui: https://siseb.sp.gov.br/biblioteca-viva/

_____________________________________________________________

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.