Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Ponte vencedora suportou carga de 183 quilos
Início do conteúdo da página
Competição

Ponte vencedora suportou carga de 183 quilos

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 22h15 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 21h38

Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé contou com onze pontes participantes

Ponte 3, vencedora do Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé
Ponte 3, vencedora do Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé

Três dias foram necessários para que os estudantes de Bacharelado em Engenharia Civil, Larissa de Souza, Lucas da Silva, Marco Túlio Leite, Matheus Gonçalves e Murilo Baliza construíssem o seu protótipo de ponte de palitos de picolé, e menos de 5 minutos foram gastos para destruí-la. Assim como a Ponte nº 3, vencedora desta edição, dez outros protótipos passaram pelo mesmo procedimento na última sexta-feira, no VIII Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé: a ruptura.

Plateia aguardando o início da competição
Plateia aguardando o início da competição

Desde as 14 horas, as pontes foram chegando uma a uma e sendo colocadas sobre a mesa para a apreciação do público, já que também haveria vencedora na categoria Melhor Design, escolhida pelos apreciadores do evento. Com a plateia formada, o professor Daniel Ordine, que atuou como locutor e comentarista, anunciou o início da competição, da qual os professores Divino Gabriel Lima Pinheiro, Alécio Mattana e Agno Vieira Alves conduziram os trabalhos.  

Os participantes devem construir um protótipo de ponte utilizando apenas palitos de picolé e cola. O protótipo deve resistir a uma determinada carga crescente até seu colapso, para avaliação do seu desempenho estrutural. Logo de início, a Ponte Nº 3, com massa de 985g, surpreendeu os espectadores, suportando uma carga de 183kg, e tornou-se forte candidata ao título do ano. A Ponte Nº 8 até tentou superá-la com massa mais leve, de 949g, mas suportou 168kg. A Ponte Stark Bridge, de Nº 11, comportando a maior massa de todas, 1005g, chegou à carga de 141kg, deixando o título com a Ponte 3. 

Pódio do VIII Concurso de Pontes de Palitos de Picolé

Matheus Costa Gonçalves, um dos membros da equipe campeã, conta que o segredo usado na construção da ponte vencedora foi tranquilidade. "Trabalhar junto, com a cabeça mais leve, num ambiente mais tranquilo, sem muita pressão, fazer as coisas bonitinhas e dentro do tempo", relatou Matheus. A experiência também contou muito para o sucesso. O grupo já havia participado do concurso anteriormente e aprimorou o que aprendeu. "A gente pegou tudo o que tinha de experiência e aplicou de uma maneira mais otimizada, mas agora sem aquela pressão de primeiro concurso", explicou. Além da premiação das três pontes com maior eficiência, a Ponte Nº 6, Wolverine, recebeu o título de Ponte com Melhor Design. Confira os premiados na tabela abaixo:

COLOCAÇÃO

PONTE

GRUPO

CARGA

3

Larissa de Souza, Lucas da Silva, Marco Túlio Leite, Matheus Gonçalves e Murilo Baliza

183 kg

8

Gilvan França, Hiara Soares, João Lucas Vieira, Luciano Vieira e Maria Clara Soares

168kg

11 – Stark Bridge

Alif da Rocha, Gleisson Costa, Sebastião Neto, Stéfany Figueiredo e Wellington do Nascimento

141kg

Melhor Design

6 - Wolverine

Amanda de Brito, Aristeu Filho, João Vitor Silva,Maria Camila Costa e Vitória Cardoso

47kg

Matheus Costa Gonçalves, um dos membros da equipe campeã, conta que o segredo usado na construção da ponte vencedora foi tranquilidade. "Trabalhar junto, com a cabeça mais leve, num ambiente mais tranquilo, sem muita pressão, fazer as coisas bonitinhas e dentro do tempo", relatou Matheus. A experiência também contou muito para o sucesso. O grupo já havia participado do concurso anteriormente e aprimorou o que aprendeu. "A gente pegou tudo o que tinha de experiência e aplicou de uma maneira mais otimizada, mas agora sem aquela pressão de primeiro concurso", explicou. Além da premiação das três pontes com maior eficiência, a Ponte Nº 6, Wolverine, recebeu o título de Ponte com Melhor Design.

 

Veja fotos no álbum do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página