Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Miniempresa do Câmpus Goiânia, Ecdise, transforma latinhas de alumínio em canecas térmicas
Início do conteúdo da página
EMPREENDEDORISMO

Miniempresa do Câmpus Goiânia, Ecdise, transforma latinhas de alumínio em canecas térmicas

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 14h35 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 07h53

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio toparam o desafio proposto pela Junior Achievement em criar e administrar uma pequena empresa no âmbito escolar

Marília e colegas da miniempresa Ecdise durante a produção das canecas
Marília e colegas da miniempresa Ecdise durante a produção das canecas

Sabe aquela latinha de refrigerante ou de suco? Aquela que normalmente vai para o lixo? Pois essa é a matéria-prima utilizada pelos estudantes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) para a produção de canecas térmicas customizadas. Os discentes compõem a equipe da pequena empresa Ecdise e participam do desafio proposto pela Junior Achievement, o Programa Miniempresa. São 31 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do câmpus participando dessa edição do programa e estão empenhados em oferecer à comunidade um produto criativo e sustentável.

Os estudantes compõem as equipes da miniempresa do Câmpus Goiânia, a Ecdise S.A./E. De acordo com a diretora de marketing da miniempresa, Marília Santana Lima, a missão é trazer mudança em relação à fabricação de canecas, com uma pegada sustentável. “Ecdise significa mudança, transformação”, conta a aluna do terceiro ano do curso técnico integrado em Controle Ambiental.

As latinhas, que são arrecadadas pela equipe ou coletadas nos pontos de doação espalhados pelo Câmpus Goiânia, recebem um tratamento especial durante as jornadas da miniempresa, que ocorrem desde o dia 27 de abril, sempre às quartas-feiras, na Sala S-304, no período vespertino. Lá os discentes recortam a parte superior do material, lavam e dão acabamento, inserindo puxadores, que vão funcionar como as alças da caneca. Para transformá-las em canecas térmicas, os estudantes utilizam gesso em sua produção. A finalização é a parte da caracterização das canecas, que podem ser personalizadas a gosto do cliente. Cada etapa desse processo é realizado por equipes, nas quais os 31 alunos são divididos.

 

As jornadas da miniempresa, que são os encontros para a produção das canecas e para traçar metas estratégicas, ocorrem sempre às quartas-feiras no Câmpus Goiânia

A escolha do nome da miniempresa, da proposta de produto e da composição das equipes passa exclusivamente pelos estudantes que propuseram participar do Programa Miniempresa, que ocorre no Câmpus Goiânia em parceria com a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex). O objetivo do programa é estimular no público de ensino médio iniciativas relacionadas ao empreendedorismo. Para isso, os estudantes contam com mentorias e apoio da Junior Achievement, que é uma fundação educativa responsável por manter ações relacionadas ao mundo empresarial junto a jovens em mais de 100 países.

Para Marília, participar do desafio tem sido positivo. “Para mim está sendo uma experiência incrível (acredito que para todos), na qual passamos por altos e baixos, adrenalina nos momentos em que precisamos criar e alcançar metas, aprendemos administrar nosso tempo e trabalhar em equipe, conhecemos na prática o que significa empreendedorismo”, afirma.

Além do conhecimento sobre como montar, gerir, organizar e manter uma empresa, os alunos focaram num dos pontos cobrados pelo programa da Junior Achievement, que é a sustentabilidade. Por isso, resolveram transformar um item bastante descartável, como a latinha de alumínio, para dar uma outra utilidade: caneca térmica. “Temos até um diretor de sustentabilidade, que controla essa parte importante tanto na produção quanto nas jornadas. Além do fato de que queremos resgatar um pouco da ideia de um produto que diminua as agressões ao meio ambiente e conscientize as pessoas a olharem para a realidade do nosso planeta”.

As jornadas da miniempresa Ecdise do Câmpus Goiânia serão finalizadas no dia 6 de agosto, após a feira de apresentação final dos produtos na qual todas as miniempresas de outras instituições participantes estarão presentes. Enquanto isso, para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela equipe do câmpus, acesse os canais: Instagram (@ecdise_canecas), Tik Tok (@ecdise_canecas) ou Whatsapp 62 98287-8023.

A Ecdise é composta pelos discentes: Marília Santana Lima, João Victor Rodrigues de Oliveira, Arthuro Almeida Marchiore, Isabella Ferreira Tavares, Antônio Miguel Campos, Heloisa Helena Moreira, Samara Araújo de Brito, Beatriz Ferreira de Miranda, Paulo Antônio Andrade Cruz, Eber Samel Cutrim Araujo, do curso técnico em Controle Ambiental; André Miranda Barros, Ana Caroline Oliveira Gomide, Tiago Soares Mota, Felipe Delfino Lopes, Anderson Siqueira, Alana Quézia Bonfim Silva, do curso técnico em Eletrotécnica; Vinícius da Silva, Rhamon Lucas Vieira, Arlindo Candini, Gabriel Côrtes, Gabriella Silva, Isabela Rodrigues, do curso técnico em Telecomunicações; Karlos Eduardo Fernandes, Esther Bezerra, João Lucas Costa, Victor Gabriel Haruo, do curso técnico em Eletrônica; Anne Isabelle Ribeiro, Kamyla Morbidelle Santiago, Leonardo Alves e Maria Eduarda Mendonça, do curso técnico em Edificações.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página