Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Líderes de movimentos comunitários e equipe do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade reúnem-se no câmpus
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Líderes de movimentos comunitários e equipe do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade reúnem-se no câmpus

Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2022, 17h33 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 18h16

Líderes conheceram a sede do câmpus e compartilharam o vínculo e a história que possuem com a região oeste da capital goiana

imagem sem descrição.

No último sábado, dia 30 de abril, aconteceu um encontro entre membros da equipe do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade do Câmpus Goiânia Oeste do IFG e lideranças de movimentos comunitários da região Oeste de Goiânia. O encontro teve como finalidade apresentar a sede do Câmpus Goiânia Oeste aos líderes e firmar o compromisso da instituição com seus princípios de defesa à educação pública e contribuição no desenvolvimento local.

Recepcionadas pelo diretor do câmpus, professor Cleberson Pereira Arruda, as lideranças presentes no encontro são moradoras de aproximadamente 15 bairros próximos à sede do Câmpus Goiânia Oeste. Essas lideranças foram convidadas pelos integrantes do Instituto Brasil Central (Ibrace). O Ibrace é uma entidade sem fins lucrativos, parceira do programa de extensão e que atua desde a década de 1980 na defesa dos Direitos Humanos em Goiás. De acordo com Sérgio Dias, membro do Ibrace, as lideranças que participaram do encontro “ficaram muito animadas com as diversas possibilidades de um trabalho conjunto entre o IFG e a comunidade local”.

Durante a reunião, as lideranças dos movimentos comunitários relataram os vínculos que possuem com a história da Região Oeste da capital goiana e destacaram a importância da existência de um câmpus nesta região. Participaram também do encontro estudantes das disciplinas de Prática como Componente Curricular do curso superior de Licenciatura em Pedagogia e alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio que atuam como bolsistas do Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade. “Este encontro foi carregado de significados e subjetividades que demonstram a sintonia do movimento comunitário com os princípios éticos e objetivos do Câmpus Goiânia Oeste”, destacou a professora Mary Lopes Reis, membro do programa de extensão. 

Ao receber a muda de abacateiro, ofertada como presente pelo representante do Ibrace, Sérgio Dias, Mary recordou que o abacateiro foi utilizado como símbolo no Projeto de Extensão Horta Comunitária do Câmpus Goiânia Oeste, executado em 2016 na sede provisória do câmpus, localizado no bairro Jardim América. “O abacateiro simboliza o verde da esperança, suas raízes têm um eixo principal que representam os valores que fundamentam a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia como a justiça social e a equidade, além de ser um fruto versátil, utilizado de diversas formas na culinária e em diferentes culturas. O abacate possui propriedades nutritivas que atuam amplamente na promoção da saúde e a copa frondosa do abacateiro dá abrigo a todos nós e a nossa vasta fauna do cerrado”, afirmou a professora Mary Lopes Reis.  

“Finalizamos o encontro fazendo o plantio em nosso câmpus da muda do abacateiro com a qual fomos presentados. O plantio ocorreu como símbolo do início de um trabalho do qual esperamos bons frutos”, contou professora Janaina Cristina de Jesus, coordenadora do Programa de Extensão. De acordo com Janaina, a atividade realizada faz parte do planejamento do programa e “novas reuniões já estão programadas para que possamos construir coletivamente com esses parceiros locais atividades que nos fortaleçam enquanto instituição pública e contribuam na formação de nossos estudantes e da comunidade local”.     

           

Sobre o Programa Educação, Saúde e Direito à Cidade

O Programa de Extensão Educação, Saúde e Direito à Cidade do Câmpus Goiânia Oeste foi aprovado pelo Edital 08/2021 da PROEX/IFG e também na Chamada Pública Simplificada 02/2021 do Câmpus Goiânia Oeste. O objetivo principal do programa é contribuir para a aproximação entre o Câmpus Goiânia Oeste e os movimentos populares e ou sociais, coletivos e associações das regiões Oeste, Noroeste e Mendanha da capital goiana que realizam atividades em defesa dos Direitos Humanos. O Programa de Extensão também possui como finalidade promover atividades de formação que articulem os eixos Educação e Saúde e fortalecer a luta que esses grupos realizam pelo Direito à Cidade. A equipe do programa de extensão é composta por 24 colaboradores, sendo três servidores técnicos administrativos, 12 docentes e oito alunos dos cursos técnicos e superior do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. Integram a equipe também dois docentes de outros câmpus do IFG e um professor do IFMT.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

 

Fim do conteúdo da página