Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Programa Mulheres Mil promove palestra e matrícula das inscritas no curso de Cuidadora de Idosos
Início do conteúdo da página
Mulheres Mil

Programa Mulheres Mil promove palestra e matrícula das inscritas no curso de Cuidadora de Idosos

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 10h35 | Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2024, 11h53

Em breve será publicada o Chamada Pública Complementar para o preenchimento das vagas remanescentes

Parte da equipe de servidores que atuará no Programa
Parte da equipe de servidores que atuará no Programa

 

O Câmpus Itumbiara promoveu a matrícula das 28 candidatas que compareceram ontem, 04, na palestra sobre o curso de Cuidadora de Idosos, do Programa Mulheres Mil (PMM). As outras 13 vagas restantes serão preenchidas em breve mediante Chamada Pública.

Durante o momento do encontro, o diretor-geral da Unidade, prof. Marcos Antônio Arantes, falou do contentamento da Instituição em novamente ofertar o Programa, que havia sido realizado no IFG de Itumbiara pela última vez em 2014. O gestor ressaltou que essa nova edição será uma excelente oportunidade para que as mulheres se capacitem e obtenham novas oportunidades de trabalho. Marcos Antônio ainda lembrou que Itumbiara possui um elevado número de pessoas idosas e que, por conta disso, o IFG também o oferta o projeto “Envelhecer nos Territórios” (saiba mais sobre aqui).  

Convidado para palestrar sobre o Mulheres Mil, o prof. Leonardo Magalhães (que também atuou no PMM durante a primeira edição) destacou o quanto essa é uma excelente oportunidade de transformação na vida das mulheres, tanto no quesito socioemocional e ainda no vislumbre de emprego e renda. Magalhães ainda frisou que o convívio das alunas no IFG acaba estimulando que elas próprias e/ou seus familiares se interessem por outros cursos no Instituto Federal de Goiás também. Por fim, o professor frisou a responsabilidade das estudantes que serão capacitadas para fornecer assistência social, emocional e física aos idosos.

 

Aulas 
A previsão é de que o curso de Cuidadora de Idosos inicie em 21/01/2025 e siga até a primeira semana do mês de maio. As aulas serão no período noturno, de segunda a quinta-feira.

Equipe

No Câmpus Itumbiara, o Programa é gerido pela Gerência de Pós-Graduação e Extensão (Gepex), com a coordenação local sendo exercida pela servidora Reila Versiane. A coordenadora afirmou que todas aquelas mulheres que ali estavam ontem, 4, já eram vitoriosas por “terem enfrentado o tempo, a chuva e a distância” para participar do momento de palestra e sorteio das vagas. Reila também as incentivou a não desanimem do curso, e afirmou que estará à disposição para auxiliar as estudantes durante a formação. Entre a equipe de professores e apoio administrativo do curso, participam os seguintes servidores do IFG: 

Adilson Goulart - orientador e professor
Dalva Ramos - professora do cadastro de reserva
Josemar Alves - professor
Reila Versiane - coordenadora local
Roberta Ponciano - professora
Thaís Signor - apoio administrativo

 

Saiba mais

“O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. O Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

Para saber mais, visite a página do Ministério da Educação.

 

O objetivo do Programa Mulheres Mil é enfrentar as desigualdades de gênero ao atender mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização; mulheres que são responsáveis “sozinhas” pelos cuidados no ambiente familiar; vítimas de violência doméstica. Observam-se desigualdades nas dimensões regionais e territoriais, tais como: classe, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, geracional, de pessoas com deficiência, e outras.”

 

Para outras informações, as candidatas podem entrar em contato via WhatsApp: (64) 99242-5772.

As aulas do curso serão de segunda a quinta
As aulas do curso serão de segunda a quinta

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara

 

Fim do conteúdo da página