Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > "Roda de conversas: experiências de vida, diálogos com a memória" promove encontro entre jovens e idosas
Início do conteúdo da página
ensino

"Roda de conversas: experiências de vida, diálogos com a memória" promove encontro entre jovens e idosas

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2024, 10h42 | Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2024, 11h53

 As convidadas compartilharam particularidades de suas vidas e deixaram mensagens inspiradoras

Guilherme Fischer é bisneto da convidada Antonina Fischer
Guilherme Fischer é bisneto da convidada Antonina Fischer

 

“Tenda do conto” foi o nome dado à roda de conversa que aproximou a juventude estudantil do Câmpus Itumbiara e duas gentis e sábias senhoras que estiveram na tarde desta quarta-feira no IFG. Elas visitaram a Instituição a convite de alunos que são parentes delas. O momento foi proposto para que as convidadas pudessem relatar histórias marcantes de suas vidas e, mais que tudo, ensinar e orientar os jovens sobre aspectos da juventude, vida adulta e velhice. A atividade foi mediada pelos servidores Cloves Junior (professor) e por Patrícia Arantes (coordenadora do projeto Envelhecer nos Territórios), e organizada também pelos estudantes Guilherme Fischer, Maria Rita Martins e Sofia Franco.

Antonina Fischer, de 94 anos, foi a primeira a contar fatos da vida como o casamento, estrutura familiar, juventude, período escolar, barreiras do idioma (uma vez que foi casada com alemão), questões de saúde e, em especial, falou com muito carinho sobre o bisneto dela que é o estudante do IFG, Guilherme Fischer. Ao longo de todo o bate-papo a senhora Antonina foi muito simpática, alegre e ainda revelou ter ficado bastante contente com a oportunidade de conversar com os estudantes, e que foi uma experiência maravilhosa.

Já Nívia Dalva Arantes, que é parente de alunos e servidoras, contou ter ficado muito emocionada com o que ouviu da senhora Fischer, e que se sentiu muito inspirada com a história dela. Nívia Dalva, de 76 anos, está casada há 52 anos e contou que o consultório onde ela trabalhou na cidade de Ituiutaba (MG), foi o primeiro a implantar aparelho ortodôntico. Entre outros fatos e particularidades dela e de sua família, a convidada fez questão de afirmar para os jovens: “Não existe felicidade fora de nós. A felicidade de cada um está dentro de nós. Não precisa buscar nada [fora]. Tem que ser feliz por si mesmo”, apesar dos momentos de adversidade e sofrimento ao longo da vida. A senhora Arantes também lembrou das dificuldades que ela e pessoas de sua época enfrentavam para poder estudar e incentivou, por diversas vezes, os alunos a aproveitarem as facilidades dos dias de hoje em relação aos estudos, principalmente.

Quem também foi convidada para esse encontro foi a agente do programa Envelhecer nos Territórios, Simone Tirone. Em seu relato ela contou como tem sido a fase de visitas aos idosos de Itumbiara, as dificuldades que tem enfrentado e as boas surpresas que as visitas têm proporcionado a ela. Já a coordenadora do Programa, Patrícia Arantes, ficou muito emocionada com a oportunidade desse encontro entre os jovens e as idosas, em especial pela familiaridade dela com uma das convidadas. Para Patrícia, as pessoas idosas são exemplos de força; e suas vivências diante de tantos problemas enfrentados na vida pode nos fazer enxergar aquilo que consideramos problemas sem solução como apenas obstáculos passageiros.

Também participaram da atividade outros estudantes, que leram relatos de vida de parentes idosos que não puderam estar presentes na roda de conversa.

Fim do conteúdo da página