Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Luziânia > Notícias do Câmpus Luziânia > Câmpus Luziânia recebe visita de comitiva dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
Início do conteúdo da página
relações internacionais

Câmpus Luziânia recebe visita de comitiva dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2024, 14h35 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2024, 10h15

Representantes de países africanos conheceram projetos e estruturas da unidade

imagem sem descrição.

O Câmpus Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu, na tarde desta quarta-feira, 10 de julho, a visita de membros do grupo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Os visitantes puderam conhecer a estrutura do câmpus e o modelo de educação profissional que o Instituto Federal de Goiás oferta.

Representantes de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau buscaram identificar como esse modelo de educação está articulado com a pesquisa, inovação, extensão e a inclusão social; como se dá o engajamento dos alunos no processo de pesquisa e como isso pode contribuir na sua formação; como o modelo de educação do ensino médio técnico integrado tem contribuído para a formação dos estudantes e como tem mudado suas vidas; como a pesquisa pode contribuir para a inclusão e com o contexto social dos alunos; e entender, a partir das experiências, como o teatro pode ser articulado para a formação integrada.

Recepcionados pelo diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo de Lima Reis Júnior, os membros do PALOP conheceram também a história do câmpus, os eixos tecnológicos e as estruturas dos laboratórios, bem como os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos, e participaram, ainda, de um coffee break realizado pelo projeto de extensão Mulheres Mil, curso de Panificação.

De acordo com o professor Reinaldo Reis, há uma perspectiva de que, a partir deste momento, o IFG firme parcerias com os representantes dos PALOP, o que contribui para a internacionalização da Instituição com estes países. “Esta é mais uma ação no campo da construção e desenvolvimento da internacionalização, que vai de projetos de ensino, pesquisa e extensão, ao intercâmbio de professores e alunos”, afirmou o diretor-geral do Câmpus Luziânia.

Para nós, essa visita foi muito importante. O grupo dos PALOP fez um levantamento e houve a escolha do Câmpus Luziânia para conhecer os projetos, a estrutura do câmpus e as ações que desenvolvemos no Ensino, Pesquisa e Extensão. É um desdobramento de convênios e projetos, de internacionalização e possibilidades de intercâmbio. Tudo isso vai ao encontro da nossa missão institucional e das possibilidades de ampliar as fronteiras de atuação não só do IFG, do Câmpus Luziânia, mas de toda a Rede”, concluiu o diretor-geral, professor Reinaldo Reis.

 

Comitiva

Visitaram o Câmpus Luziânia o diretor do Instituto Politécnico de Luanda (Angola), Milton António Lopes da Silva; o vice-diretor geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (Angola), Pedro Nunes; a diretora de Serviço do Ensino Técnico Profissional (Cabo Verde), Carolina Reis; o diretor de Serviço de Cooperação de Estudos e Planejamento (Cabo Verde), Wilson Moreno; a diretora de Educação de Jovens e Adultos (São Tomé e Principe), Ibeiny D'Almeida Dias; o diretor da Escola Técnica e Profissional (São Tomé e Principe), Djamilo Correia Gonçalves Afonso; o diretor-geral do Instituto Politécnico de Gaza (Moçambique), Mário Tausene Afonso Matangue; o diretor-geral do Instituto Politécnico de Mecuburi (Moçambique), Cláudio Gumene Francisco Juízo; o diretor do Centro de Treinamento Industrial (Guiné-Bissau), Agostinho Lopes Cá; o diretor de Serviços administrativos e de Finanças (Guiné-Bissau), Turé Mussa.

Estiveram presentes também os representantes da UNESCO-UNEVOC, Wilson Lima Júnior, Bubuzi João Nicolau e Calice Olivier Pieume; a coordenadora de Relações Internacionais do IFG, professora Maria Carolina Terra Heberlein; a gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Câmpus Luziânia, professora Simone Paixão; o Coordenador de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), João Paulo Rotelli; o coordenador do Fórum de gestores de Relações Internacionais do Conif, Anderson Galvão; o professor do IFB – Câmpus São Sebastião, Emilson Ribeiro; e integrantes da equipe do Conif, Marina Oliveira e Rafael Araújo.

 

Veja as fotos da visita aqui.

 

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.

Fim do conteúdo da página