Câmpus Goiânia retoma atividades do Conhecendo o IFG
Projeto ficou interrompido durante a pandemia de Covid-19 e foi reaberto nesta quinta, 15, com a presença da Escola Municipal Pastor Albino Gonçalves Boaventura, de Senador Canedo
“Participei uma vez do Conhecendo o IFG e foi graças a isso que hoje eu sou aluna aqui do câmpus. Espero que vocês gostem e também entrem aqui”. A fala é da estudante Laura Pereira, do curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Goiânia, e foi dita na passagem dos alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Pastor Albino Gonçalves Boaventura, de Senador Canedo, pelo laboratório de robótica da Instituição, o GynBot. O fato ocorreu nesta quinta-feira, 15 de setembro, durante a primeira visita que marca a retomada do projeto de extensão do câmpus, o Conhecendo o IFG, que tem o objetivo de mostrar a discentes de escolas públicas e privadas a estrutura e as possibilidades que o Câmpus Goiânia tem a oferecer para sua formação acadêmica, profissional e humana.
Depois de dois anos interrompido devido à pandemia de Covid-19, o Conhecendo o IFG abre sua agenda para visitações. Até outubro, todas as terças e quintas-feiras, a equipe da Coordenação de Eventos, ligada à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do câmpus, receberá escolas do ensino fundamental para o projeto tendo em vista os processos seletivos para os cursos técnicos integrados que estão com inscrições abertas.
Alunos tiveram contato com o acervo bibliográfico do Câmpus Goiânia durante a visita
Na Cinemateca, a servidora da Coordenação de Eventos, Dalliane Louredo, ministrou palestra sobre a história do IFG, os processos seletivos para ingresso na Instituição, os cursos e oportunidades de pesquisa ofertados pelo Câmpus Goiânia e os programas de assistência estudantil disponíveis aos alunos do Instituto. Em seguida, eles partiram para visita guiada pelo câmpus.
Os 16 estudantes, acompanhados pela professora Lívia Maria e da apoio-educacional, Sângela Veloso, visitaram os laboratórios de eletrônica, eletrotécnica, robótica e de química. Na biblioteca, era possível ver os olhos dos adolescentes manifestarem a expressão de encantamento com os inúmeros livros e com os espaços reservados para estudo. “Gostei demais daqui”, disse João Gabriel, que tem Transtorno do Espectro do Autismo Moderado e espera ingressar em um dos cursos do Câmpus Goiânia para, então, conquistar seu sonho de ser astronauta.
João Gabriel, que sonha ser astronauta, ficou empolgado com a Biblioteca do Câmpus Goiânia
Keldyná de Jesus Santos tem vontade de estudar algo na área de Artes, mas ficou dividida a cada laboratório visitado. “Achei bem legal aquele de robótica. Conversei com os alunos lá, eles explicaram direitinho o que eles fazem, achei interessante. Teve o de química também. É a primeira vez que venho uma escola desse tamanho e pretendo estudar aqui”, enfatizou.
A mesma sensação foi a de sua colega, Yasmin Rodrigues. “Gostei muito da robótica e também da química. Essa é minha primeira visita e vou pedir para minha mãe fazer minha inscrição aqui”, contou.
Após a visita, Yasmin e Keldyná querem participar da seleção para os cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia
Novos horizontes
Para a professora Lívia Maria, participar do Conhecendo o IFG é uma forma de ampliar as possibilidades dos estudantes da Escola Pastor Albino Gonçalves Boaventura. “É uma porta que está se abrindo. A realidade deles é muito difícil. Eles virem aqui é ter outra visão, um mundo novo que se abre. É resgatar um sonho”, reforça a docente.
Ela conta que parte dos alunos que vieram nessa edição do Conhecendo o IFG estavam ansiosos pelo momento de visitar o Câmpus Goiânia, pois participaram de outro projeto de extensão institucional, a Copa Scratch, que leva para as escolas municipais oficinas de robótica e aprendizado interativo. “Eles têm muita curiosidade nessa área de tecnologia”, completa.
A gerente de tecnologia educacional da Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo, Adeniza Nascimento, acredita que trazê-los para o Conhecendo o IFG é mostrar a possibilidade de ter uma formação técnica ao concluir o ensino médio. Outro ponto levantado pela gerente é a proximidade do ensino e da tecnologia. “E a prática. A criança quando vai para a prática, ela tem outra visão. Fora a oportunidade delas terem um futuro melhor”, salienta.
Além de Adeniza, Lívia e Sângela, estiveram presentes também nessa visita do Conhecendo o IFG os assessores de tecnologia educacional da Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo: Matheus Oliveira, Thamara Cardoso e Isabela Moraes. O professor e coordenador de Pesquisa e Inovação do Câmpus Goiânia, Carlos Roberto da Silveira Junior auxiliou a Coordenação de Eventos durante o passeio pelos laboratórios da Instituição.
Agenda
O projeto Conhecendo o IFG receberá, até o prazo final das inscrições dos processos seletivos abertos, alunos de escolas de ensino fundamental e médio. Vale destacar que estão abertas as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio (até 17 de outubro), para os cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados na modalidade educação de jovens e adultos (até dia 25 de outubro), Vestibular IFG (até dia 20 de outubro) e Vestibular Enem (até dia 16 de novembro).
Para saber mais sobre o projeto, basta entrar em contato com a Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia pelo e-mail coordeventos.goiania@ifg.edu.br ou pelo telefone 62 3227-2704.
Confira mais imagens no álbum do Facebook.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais