Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra e homenagens marcam o início da Semana de Planejamento do Câmpus Itumbiara
Início do conteúdo da página
gestão

Palestra e homenagens marcam o início da Semana de Planejamento do Câmpus Itumbiara

Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 15h59 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 09h23

 

A palestrante Sophia também ensinou técnicas de respiração e reconhecimento das conquistas pessoais
A palestrante Sophia também ensinou técnicas de respiração e reconhecimento das conquistas pessoais

 

A Direção-Geral do Câmpus Itumbiara e Departamento de Área Acadêmicas realizam a partir desta segunda-feira, 29 de março, uma série de atividades dentro da programação da Semana de Planejamento 2021/1. Os encontros, que são on-line, estão sendo realizados neste mês de março, logo após o fim das férias docentes e do recesso acadêmico (lembrando que o calendário sofreu alterações por conta da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial).

A diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, deu as boas-vindas aos servidores e desejou “força e fé para superar os obstáculos e desafios que estão colocados”, numa referência aos efeitos da pandemia, do distanciamento social e do desenvolvimento das atividades remotas. Após, ela destacou o ingresso de novos docentes na Unidade e mencionou a movimentação de alguns professores, sendo elas:

Ingresso:
Alysson Benite de Freitas - área de Química
Fernando Viana Costa -  área de História.
Leonardo Rosenthal Caetano Silva – área da Engenharia
Taua Carvalho de Assis – área da Educação

Saída:
Yangley Adriano Marinho (redistribuição para o Câmpus Goiânia)

Retorno:
Moisés Rodrigues da Silva (após o fim do período de afastamento para doutorado).

 

Na sequência, a diretora-geral se referiu aos ex-professores Rui Vagner e Jakline Soares que faleceram em decorrência da covid-19. Particularmente o prof. Rui era docente efetivo do Câmpus Itumbiara desde a implantação da Unidade em 2008; e a intérprete de Libras Jakline, além de professora substituta, atuou em vários cursos e atividades do Câmpus, em especial àquelas voltadas à valorização da pessoa surda. A gestora Aline também se solidarizou com todos os servidores que tenham perdido familiares ou amigos por conta dessa doença e também com todos os parentes das mais de 300 mil vítimas da covid no Brasil; e pediu um minuto de silêncio em respeito à memória dos falecidos.

Logo após, foi exibido um vídeo em homenagem póstuma os professores Rui e Jakline (veja aqui https://www.youtube.com/watch?v=Rm7gOe_bAs4&t=25s )

Quem também manifestou suas condolências foi o chefe de departamento das áreas acadêmicas (DAA), prof. Fernando dos Reis, que disse ainda estar ciente das dificuldades desse “trabalho totalmente atípico que tem nos desafiados em vários aspectos”. E, apesar de todas os obstáculos, o gestor ressaltou que o Câmpus Itumbiara aumentou o número de alunos concluintes dos cursos.

Por conta de toda a insegurança, medo e desafios que o momento atual impõem, e pensando numa forma de auxiliar os servidores a enfrentar essas dificuldades, a Direção-Geral convidou a neuropsicopedagoga Sophia Gome Figueiró para palestrar sobre o tema “Como encontrar a paz em meio ao caos?”.

A palestrante ressaltou que é preciso “compreender que a paz está dentro de nós mesmo, dentro do que sentimos, pensamos e agimos”, e que por isso é preciso nos conectarmos ao momento presente sem deixar que a nossa emoção interfira na nossa reação instintiva. Ela afirmou ainda não ser saudável viver achando que conseguimos dar conta de tudo, porque isso pode provocar em nosso cérebro reações de paralisação, defesa ou ataque. A profissional mencionou que outra mudança de postura importante é a de deixar de lado a visão de que o outro não dá conta de executar determinada tarefa e sempre chamar a responsabilidade somente para si. “Precisamos aprender a delegar”, enfatizou Sophia.

Ao longo da palestra Sophia ainda pontuou que devemos ser responsáveis pela nossa própria paz, que precisamos aprender a dosar a expectativa em relação ao outro, que devemos permitir o “direito sagrado” da outra pessoa ser como é, aprender a ser gentis com nós mesmos em primeiro lugar e ter clareza sobre o que é ou não negociável nas relações pessoais e profissionais.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página