Artigo publicado analisa aumento do ingresso de cotistas nos cursos superiores do IFG de Itumbiara
O estudo foi realizado por duas servidoras e uma estudante do Câmpus
Recentemente foi publicado no volume 10 da revista eletrônica “Educação e Políticas em Debate” o artigo Sistema de cotas no ensino superior - uma análise sobre ingresso e evasão, de autoria das servidoras do IFG Câmpus Itumbiara, Lígia Viana Andrade, Regina Márcia Ferreira Silva e da estudante do ensino superior, Regianne Ferreira da Silva.
O estudo realizou um levantamento nos cursos de Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química “referente ao ingresso de alunos nos vestibulares e, posteriormente, analisando a evasão dos cursos. Os resultados apontam para um aumento do ingresso pelas cotas sociais e raciais, nos cursos superiores, ao longo dos anos analisados, entre 2015 e 2018”.
“A Lei de Cotas determinou que instituições federais brasileiras de ensino superior devem garantir a reserva de 50% das vagas, por curso, para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.”
De acordo com as autoras, as ações afirmativas (medidas políticas) como a do sistema de cotas para ingresso no ensino superior, são necessárias para “tentar reverter situações de desigualdade e discriminação a que estão submetidos indivíduos de grupos específicos”, visando à garantia de igualdades e oportunidades. Ainda segundo elas e os estudiosos citados no artigo, a população negra brasileira sofre com a desigualdade material, simbólica e escolar, e o “acesso à educação superior envolve uma problemática histórica de discriminação e exclusão social de diferentes grupos na sociedade”.
Diante desse cenário, elas analisaram se as cotas sociais e raciais “cumprem os ideais de inclusão social e democratização do acesso” ao ensino superior. E chegaram à conclusão de que a política de cotas do IFG “tem alcançado resultados positivos, pois incentiva o ingresso de alunos provenientes de escolas públicas, tanto com renda familiar abaixo de 1,5 salário mínimo (...) quanto com renda superior a este patamar”.
Link para a edição da Revista:
http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/issue/view/2176
Link para o artigo:
http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58752
Perfil das autoras
A professora Ligia Viana é doutora em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Regina Márcia é especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes, estudante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica; e ocupa o cargo de gerente administrativa do Câmpus Itumbiara. Já Regianne Ferreira é graduanda do curso de Licenciatura em Química e participante do programa de Iniciação Científica do CNPq.
Sobre a revista
A Revista Educação e Políticas em Debate (Repod) é vinculada à Linha de Pesquisa “Estado, Políticas e Gestão em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU”. As abordagens temáticas são destinadas aos pesquisadores interessados a área de educação e humanidades em geral. A revista eletrônica “diponibiliza gratuitamente o acesso imediato, livre e aberto ao seu conteúdo aos seus usuários, os quais podem acessar, pesquisar, ler, baixar, divulgar, imprimir e utilizá-lo respeitando a legislação nacional dos direitos autorais”.
A Repod é Qualis Capes B1 em Ensino.
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais