Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias >   Produção de queijo e biocombustíveis estão entre as práticas do curso de Agroindústria
Início do conteúdo da página
Técnico em Agroindústria

  Produção de queijo e biocombustíveis estão entre as práticas do curso de Agroindústria

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 12h44 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2022, 10h12

Curso profissionalizante possibilita aos estudantes práticas para trabalhar em indústria de alimentos, bebidas e outros

 

Produção de biocombustível de etanol
Produção de biocombustível de etanol

 

Dentre as muitas práticas do curso Técnico em Agroindústria do IFG Câmpus Itumbiara, em algumas aulas foram produzidos biocombustíveis (etanol), geleias, queijos e seus derivados. Tais produções foram possíveis porque a grade curricular desse curso profissionalizante contempla algumas disciplinas como Análise de Alimentos, Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Tecnologia do Biodiesel, Tecnologia do Processamento do Leite e Tecnologia do Açúcar e do Álcool; apenas para citar algumas. 

Além dessas, ao longo do curso o estudante do curso técnico também é ensinado sobre boas práticas para se trabalhar no ramo de laticínios, frigoríficos, indústrias de processamento de grãos e cereais, empresas de tratamento de águas e resíduos, produção e consumo de pescado e outros da Agroindústria. Quem se forma como Técnico em Agroindústria, ainda é habilitado para atuar na operacionalização de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial, gerenciamento de sistemas de controle de qualidade e ainda na aplicação de técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.

Entre os estudantes que cursam o 7º e último período do curso, está Rafaela Ferreira Carneiro, que na última quarta-feira, dia 1º de junho, iniciou o estágio na usina Araporã Bioenergia. A estudante, que irá atuar durante um mês no laboratório, comenta que a vaga de estágio foi possível em função da articulação da Coordenação de Interação Escola-Empresa do Câmpus Itumbiara com a usina. Além dela, a jovem lembrou que outros colegas de turma também conseguiram a oportunidade de estagiar nos laboratórios de Química do próprio IFG ou de empresas da região. Próximo de concluir o curso, Rafaela diz estar muita satisfeita com a formação técnico em Agroindústria, e lamenta apenas o período em que esteve no Ensino Remoto Emergencial (por conta da pandemia da covid-19), uma vez que o ensino on-line a afastou das aulas práticas em laboratórios. 

 

Outras informações:
Para se matricular no curso Técnico em Agroindústria do Câmpus Itumbiara, o candidato deve possuir o Ensino Fundamental completo, ter idade mínima de 18 anos e preferencialmente não ter concluído o Ensino Médio, isso em razão de na grade curricular do curso constar matérias do 1º ao 3º ano desse período. 

Normalmente o IFG de Itumbiara abre dois processos seletivos da Agroindústria anualmente, e não há custo algum para os candidatos (o curso é gratuito, sem pagamento de taxa, mensalidades ou matrícula).

Para saber mais sobre o mercado de trabalho, grade curricular e equipe de professores do Técnico em Agroindústria, visita a página do “Guia de Cursos”: http://cursos.ifg.edu.br/info/tecint-eja/eja-agroindustria/CP-ITU 

 

Fale com a coordenação da Agroindústria via e-mail: ctagr.itumbiara@ifg.edu.br

 

Aula de produção do biocombustível de etanol
Aula de produção de queijo sob a supervisão do prof. Leonardo Magalhães

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página