Clube do Livro inicia 2ª temporada
Projeto de ensino é voltado aos alunos do Câmpus e seguirá até novembro
Começou a 2ª temporada do projeto de ensino Clube do Livro, do Câmpus Itumbiara. A ação é voltada para alunos do IFG e realizada sob a coordenação dos servidores Cloves da Silva, Eduardo Resende e Elizabete Pacheco. O primeiro encontro foi realizado ontem, 29 de março, e seguirá acontecendo sempre na última quarta-feira do mês, sendo assim até novembro. Restam ainda poucas vagas, e os interessados precisam comparecer no próximo encontro marcado para 26/04 para garantir sua inscrição.
A estudante do 3º ano do Técnico em Eletrotécnica, Thayssa Expedita Ribeiro Soares, está participando do Projeto pela 2ª vez e desta vez também é monitora do Clube. Ela conta que faz questão de prestigiar as diferentes oportunidades de ensino que a Instituição oferta, e que sempre gostou muito de ler e considera o Clube incrível. Thayssa disse ainda que participar do Projeto contribui com o aprendizado delas nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, além é claro de provocar nela o interesse por outros gêneros literários além da fantasia, que segundo a jovem é o seu preferido, citando como exemplo a obra “A Biblioteca da Meia-Noite”, de Matt Haig.
“Leitura, análise e socialização de experiências de leitura” é a proposta do Clube do Livro do Câmpus Itumbiara.
O docente Cloves da Silva, da área de Língua Portuguesa do Câmpus Itumbiara, participou do projeto em 2022, como especialista da obra Torto Arado, e este ano retorna ao Clube como um dos coordenadores . O professor comenta que já foi membro de outros projetos semelhantes a esse e que foram organizados por livrarias e/ou coletivos de leitura, e complementou dizendo que a prática da leitura compartilhada, assim como ocorre no Clube, não é recente e, mesmo antes da pandemia, já era praticada principalmente nas grandes capitais. O docente citou ainda o exemplo do coletivo “Leia Mulheres” que foi instituído em vários estados brasileiros em 2015, e hoje é realizado inclusive no exterior, com reuniões mensais para discutir livros escritos por mulheres, sendo mais de 400 mediadoras, em mais de 100 cidades.
Ainda segundo o prof. Cloves e os demais organizadores do Projeto, o Clube do Livro visa “propiciar um espaço de formação contínua da competência leitora dos estudantes a partir de discussões a respeito das características formais e temáticas de obras literárias nacionais e estrangeiras, interligando o texto literário às percepções de mundo”.
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais