Brampssol promove DemoDay de sua 2ª edição
Atividade foi dedicada à apresentação de soluções para problemas reais das empresas parceiras do projeto
Times da 2ª edição do Brampssol juntamente com as empresas e contrapartes apoiadoras do projeto
Durante a cerimônia de encerramento do IFG Conecta na noite de ontem, 1º de junho, também foi realizado o encerramento da 2ª edição do Brampssol, uma metodologia desenvolvida no Câmpus Itumbiara e mundialmente premiada.
A metodologia Brampssol foi criada por estudantes e docentes baseados na expertise adquirida com a participação no projeto Lapassion, onde desenvolveram a metodologia que torna os estudantes ainda mais protagonistas do desenvolvimento de suas soft-skills. Ou seja, de aluno para aluno, o Brampssol coloca estudantes tutorando outros estudantes e tem como fio condutor o Design Thinking, utilizado por grandes instituições e empresas no desenvolvimento de projetos.
A partir de toda essa capacitação e desenvolvimento de habilidades, empresas parceiras do IFG foram convidadas a propor problemas reais para que grupos de estudantes do ensino médio encontrassem soluções plausíveis para as questões apresentadas por Agrodefesa, Caramuru Alimentos, SJC Bioenergia e Oficinas 4.0 (do Câmpus Itumbiara).
O IFG Conecta e o Brampssol atuaram em conjunto visando “ao compromisso de estreitar a articulação entre os setores produtivos e a sociedade local, fornecendo mecanismos que impulsionam uma educação continuada e de qualidade” mencionaram os organizadores.
Com isso, durante oito semanas, um grupo de dez estudantes do ensino superior atuaram como tutores de outros 12 estudantes do ensino médio, e esses estudantes então foram divididos em cinco times, sendo:
Primeiro time: SUSTEC
Contraparte: Caramuru Alimentos
Desafio: Como agregar o valor na cinza de caldeira, com foco em sustentabilidade?
Tutores: Pedro Henrique Gomes Ferreira
Integrantes: Julia Nascimento Barbosa da Silva, Maria Eduarda Diniz Rabelo e Raíssa Ferreira de Souza
Segundo time: Field Solvers
Contraparte: Agrodefesa do Estado de Goiás
Desafio: Como estimular o trabalho conjunto entre o estado de Goiás e os produtores rurais para a construção de uma agenda pública que atue em boas práticas agrícolas sob a perspectiva de acesso a novos mercados?
Tutores: Yuri Dias Paranaiba Cirino e Wender Pereira da Silva
Integrantes: Natany Moreira Sales, Maria Heloisa Matias e André Luiz Pires Vieira
Terceiro time: Future Tech
Contraparte: Oficina 4.0
Desafio: Como promover a Oficina 4.0 em Itumbiara e região?
Tutores: Erick Nascimento de Oliveira e João Vitor Fernandes de Azevedo Silva
Integrantes: João Pedro Bento de Menezes Moreira, Gustavo Filipe Vieira Vincenzi e Eduardo Rabelo Junqueira
Quarto time: Coorporative BRAMPtech
Contraparte: SJC Bioenergia
Desafio: Como viabilizar ações de parceria entre o IFG e sucroalcooleiras para conjuntamente atuar sobre a falta de oferta de mão-de-obra qualificada de moradores de Cachoeira Dourada?
Tutores: Marcos Paulo Dias Candido e Edson Antônio Candido Junior
Integrantes: Maria Eduarda Silva Cardoso, Isabela Rodrigues Falco e Danielly Ferreira Rios
Quinto time: Bananal
Contraparte: IFMaker Itumbiara
Desafio: Como otimizar as configurações da impressão 3D para diferentes materiais, com o menor índice de perdas e inutilização das impressoras?
Tutores: Eryc Dias Medeiros Silva, Anna Karolyna Marques Rodrigues e Diuly Pereira Tófalo
Integrantes: Wender Pereira da Silva, João Vitor Fernandes de Azevedo Silva, Marcos Paulo Dias Candido e Edson Antônio Candido Junior
O chamado Demoday então foi dedicado às apresentações das soluções encontradas por esses times para as contrapartes. O coordenador do projeto Lapassion em Rede, Metodologia Brampssol, prof. Marcelo Escobar de Oliveira, discursou com bastante entusiasmo e orgulho sobre a formação e atuação desses times. Nas considerações dele, a atual forma de ensinar, onde o aluno não é o protagonista em sala de aula, já é um modelo ultrapassado. Ele aposta na metodologia Brampssol porque ela é escalável, replicável e simples, onde o estudante, em times diversificados, mostra quais são as suas necessidades e habilidades: “Aluno coordenada, aluno participa e aluno tutoria. (...) Alunos fazem os contatos com as empresas e os parceiros, os alunos passam a ter o feeling de gestão, aprendem a dar e receber feedbacks e liderar, atuando com total liberdade para buscar soluções”.
Em resumo, para o professor Marcelo, todos aqueles que são entusiastas da Educação podem acreditar na metodologia Brampssol porque ela é capaz de capacitar alunos para um perfil de cidadania global e transformar ideias em realidade. Bastante emotivo, Marcelo também agradeceu imensamente a cada um que acreditou e apoio o projeto desde a edição passada.
Representantes das contrapartes do Brampssol 2023
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
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