Câmpus Itumbiara realiza Aula Inaugural da 3ª turma do curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico
Neste ano, 20% das vagas foram destinadas às mulheres
A coordenação do curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico promoveu ontem, 28, a Aula Inaugural da 3ª turma. A novidade, neste ano de 2023, é que 20% das vagas foram reservadas ao público feminino; e o Câmpus Uruaçu também irá ministrar o mesmo curso em sua Unidade pela primeira vez.
O principal objetivo dessa capacitação é promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento de energia solar fotovoltaica na cidade de Itumbiara e região. No curso, os alunos aprenderão a instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos on e off grid de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo assim qualidade e segurança da instalação.
Essa qualificação profissional é ofertada por meio da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) e da Coordenação do Programa Qualifica Mais EnergIF/Itumbiara. A coordenação geral dos cursos nas duas unidades do IFG é de responsabilidade do prof. Ghunter Paulo Viajante, já a coordenação local em Itumbiara fica a cargo do docente Marcelo Escobar.
O Qualifica Mais EnergIF é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. O Programa é estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.
Vagas para mulheres
Em 2023, 20% das vagas do curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico foram destinadas às mulheres. Camila Estefhane Carrijo Araújo foi uma das candidatas selecionadas e está muito empolgada com a oportunidade de qualificação profissional.
Ela, que é moradora da cidade de Cachoeira Dourada, conta que nessa localidade tem crescido bastante o número de empresas na área da energia solar, sendo que inclusive um desses estabelecimentos funciona bem próximo à residência dela. Camila Estefhane disse ainda que quando ficou sabendo da oferta do curso no IFG, incentivou vários membros da família a se inscreverem e contou ainda que possui muita vontade de atuar profissionalmente nessa área que ela considera ser “o futuro” quando se trata de energias renováveis. A jovem, que atualmente cursa Pedagogia, após assistir à aula inaugural de ontem, revelou que considera tudo muito interessante desde já e está animada com a oportunidade.
Aulas
As aulas ocorrerão no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h15. Aos sábados as aulas poderão ser ministradas das 08h às 12h ou das 13h às 17h. O cronograma segue até dia 10 de dezembro.
Quanto à carga horária, o coordenador Ghunter Paulo explicou que o curso do IFG possui um total de 200 horas, cinco veze mais do que costuma ser ofertado no mercado. O docente destacou ainda que o profissional capacitado no Instituto, chegará ao final do curso com conhecimentos de eletricista predial também, e com uma formação mais robusta capaz de realizar um trabalho com mais capacidade técnica.
Os participantes do curso ainda terão direito a um auxílio financeiro no valor de R$ 400,00 pago em duas parcelas.
Alunos e ex-aluno do IFG ministrarão aulas no curso de Sistema Solar
Os profissionais atuantes no curso de Sistema Solar Fotovoltaico são selecionados a partir de um edital. Nessa 3ª edição, outra novidade é que três professores são egressos ou alunos do Câmpus Itumbiara. São eles:
Nathan Nickolas Carneiro Dias: formou-se no Técnico em Eletrotécnica e atualmente cursa Engenharia de Controle e Automação. Nathan foi estagiário no Laboratório de Fontes Renováveis e participou da primeira turma de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico.
Keldson Alves Lopes: também formado no Técnico em Eletrotécnica, hoje cursa Engenharia Elétrica. Participou de projetos de iniciação científica e ministrou minicursos em edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Secitec).
Luan Lúcio da Cunha: formou-se engenheiro eletricista em 2022 e foi estagiário do projeto de P&D na área de energia solar. Luan relata que já trabalhou em empresas do ramo e que a oportunidade de retornar ao Câmpus Itumbiara, e pela primeira vez como professor, provoca nele um “misto de nostalgia” aliado à empolgação.
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais