Servidor da TI desenvolve software para cabine de fotos utilizada no aniversário do Câmpus
Eduardo Mizael foi o responsável pela criação do programa, e a cabine foi o grande destaque da festa
A cabine de fotos, da festa de aniversário de 15 anos do Câmpus Itumbiara, fez muito sucesso no evento e foi o grande destaque da noite. O espaço foi idealizado pelo chefe de gabinete, Luiz Romeu de Freitas Júnior, e construído com placas de MDF com a colaboração da equipe de funcionários terceirizados e integrantes do Laboratório IFMaker.
Sobre a funcionalidade da cabine, o técnico-administrativo lotado no Setor de Tecnologia da Informação (TI), Eduardo Mizael Clemente, desenvolveu a partir do zero um software exclusivo para a geração das imagens. Junto ao trabalho da TI, o servidor Fabiano Lúcio, do Setor de Comunicação Social, elaborou as peças usadas na interface do sistema e os demais elementos visuais.
Com tudo pronto, um computador com tela touch screen e uma webcam foram instalados na cabine. Quando alguém entrava no espaço (que estava todo enfeitado com as cores do aniversário) bastava clicar na tela do computador que uma contagem regressiva era iniciada. Após o início da contagem, cada grupo tinha cerca de 15 segundos para fazer três poses dentro da cabine. Após isso, o programa enviava em tempo real as imagens para um televisor e um projetor instalado no espaço onde ocorreu a festa para que os convidados pudessem ver as imagens que estavam sendo feitas.
Eduardo Mizael explica que ao receber a demanda da cabine, ele e os colegas buscaram “por algumas soluções prontas, mas os softwares encontrados, ou eram pagos, ou não nos apresentavam os resultados desejados”. Por conta disso, e por ser algo simples de ser realizado (na opinião dele), Eduardo decidiu então desenvolver uma solução criando assim um software exclusivo.
Mizael utilizou Python, que é uma linguagem de programação. O servidor então fez “um sistema que tirava uma sequência de fotos, criava uma composição de imagens e salvava” em pastas do Setor de Comunicação e TI. Para a visualização das imagens na TV e projetor, eles utilizaram um sistema criado também pela TI para divulgação de informes nas TVs do Câmpus. Ao todo, foram geradas mais de 500 fotos (considerando que cada arquivo continha 03 poses).
Mizael ainda ressalta que, “desde a ideia inicial, até o resultado final, a aplicação [do software] levou cerca de 30 dias para ficar concluída, um tempo razoável tendo em vista que a comunicação entre os envolvidos era na maior parte do tempo, assíncrona”.
Formação
Eduardo Mizael é graduado em Direito e atua profissionalmente com informática desde antes de ingressar no serviço público. Inclusive, desde o período de implantação do Câmpus, em 2008, ele está lotado no Setor de TI, com exceção de alguns períodos de hiato.
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais