Câmpus comemora o Dia do Químico com palestra e concurso fotográfico
Durante a atividade também houve exibição de vídeos e jogo de perguntas e respostas sobre meio ambiente
Alunos e servidores se reuniram no auditório do IFG Câmpus Itumbiara ontem à noite, 22, para celebrar o Dia Nacional do Químico. Além de assistirem a uma palestra sobre o exercício da profissão, os presentes também acompanharam a exibição de vídeos e fotografias relacionadas à temática do meio ambiente, preservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável. A atividade comemorativa foi proposta pela coordenação do curso de licenciatura em Química do Câmpus.
Para falar sobre ética, atribuição profissional e mercado de trabalho do químico, o convidado foi o conselheiro do Conselho Regional de Química (CRQ), Luciano Figueiredo. O conselheiro afirmou que regulamento do exercício da profissão de químico ocorreu em 1934, por meio do Decreto nº 24.693 e, posteriormente, com a promulgação da Lei nº 2.800/56 (que dispõe sobre o exercício da profissão e cria os conselhos regionais), o dia 18 de junho passou a ser comemorado como o Dia Nacional do Químico.
Sobre os conselhos de química (regional e federal), Luciano explicou que atualmente existem 21 no Brasil, e que entre as principais funções do órgão estão a de fiscalizar o exercício da profissão, fiscalizar as empresas e “evitar que a sociedade seja prejudicada pela produção e execução de serviços na área da química por empresas irregulares ou pessoas desprovidas de conhecimento nesse setor”.
Para saber mais sobre a profissão do Químico, consulte a página do CRQ Goiás.
Quanto ao mercado de trabalho, o conselheiro apontou que existem 441 empresas na área da química registradas em Goiânia e 39 em Itumbiara. Em relação ao registro profissional e responsabilidades, Luciano também salientou que o químico tem a obrigatoriedade de solicitar a carteira profissional para atuar na área e, além disso, deve sempre comunicar ao conselho quando iniciar e encerrar um contrato de trabalho.
Concurso de Fotos
Este ano a coordenação do curso de licenciatura em Química propôs um concurso de fotos sobre o meio ambiente. O objetivo foi provocar a reflexão acerca da preservação dos recursos naturais, importância do desenvolvimento sustentável e ações de preservação da natureza. Segundo a coordenadora, Tatiana Aparecida Rosa da Silva, “a química é fundamental e muito importante na resolução de problemas e produção de novos produtos que agridam menos o meio ambiente”.
Os participantes do concurso receberam brindes e tiveram suas imagens exibidas no auditório.
Veja fotos da comemoração no Facebook.
Setor de Comunicação e Eventos – Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais