Programa “Envelhecer nos Territórios” é lançado oficialmente no IFG
No Centro-Oeste, apenas Itumbiara e Iporá serão polos do programa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e em parceira com os Institutos Federais
Foi lançado oficialmente ontem, 29, o programa “Envelhecer nos Territórios: promovendo o direito de envelhecer a todas as pessoas no município de Itumbiara (GO)”. A iniciativa é do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) em parceria com os Institutos Federais e, no Centro-Oeste, apenas Itumbiara e Iporá executarão o Programa.
Em Itumbiara, a coordenadora local do “Envelhecer nos Territórios” será a servidora do Câmpus, Patrícia Arantes. Durante a apresentação do Programa, a coordenadora mencionou a gratidão dela e da equipe de poderem atuar em uma ação de tamanha relevância para a cidade. Já em relação à grandeza do “Envelhecer nos Territórios”, Patrícia destacou que o objetivo é trabalhar para que cada bairro da cidade tenha a cobertura de um agente do Programa e que, ao final, eles atinjam a meta de realizar 4.500 visitas técnicas domiciliares.
O Câmpus Itumbiara formará 30 agentes aptos a identificarem violações de direitos e ainda promoção da proteção de pessoas idosas.
O senhor Kenio Lima, coordenador geral de Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal do MDHC, apresentou dados que comprovam que Itumbiara já apresenta um envelhecimento significativo em relação ao tamanho da população local, e que em muitos indicadores sobre envelhecimento, o município está acima dos dados gerais do Brasil e do Centro-Oeste. Ao contrário do Norte, por exemplo, onde as pessoas não têm condições de envelhecer em função de fatores diversos como privação socioeconômica, salientou o coordenador Kenio. O gestor do Ministério dos Direitos Humanos disse ainda que o “Envelhecer nos Territórios” proporcionará um “olhar de dignidade para a vida das pessoas” além de incentivar e promover a autonomia dos indivíduos.
Durante suas considerações, o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do MDHC, Alexandre da Silva, afirmou que uma das propostas do Governo Federal é a de que as políticas públicas alcancem os mais diversos territórios do país. E que por isso, é preciso ressignificar a forma como as pessoas olham para o envelhecimento. “Vocês têm papel importante na sociedade e na família de vocês. Vocês nos mostram qual é o caminho para envelhecer” e envelhecer é um privilégio, ressaltou Alexandre.
Conheça o Programa
“O programa ‘Envelhecer nos Territórios - Promovendo o direito de envelhecer a todas as pessoas’ vai avaliar o nível de garantia de direitos das pessoas idosas em todo o país. Outro destaque do programa será o incentivo à criação de órgãos responsáveis pela gestão das Políticas de Direitos Humanos voltadas à pessoa idosa em estados e municípios. A iniciativa também terá como foco a formação de agentes de direitos humanos no território por meio de uma parceria firmada entre o MDHC e os institutos federais de educação.
Os agentes serão inicialmente capacitados e vão consolidar sua formação atuando nos territórios durante o período de um ano, identificando violações de direitos humanos contra as pessoas idosas. De modo intersetorial, eles também farão reuniões com a gestão municipal e o conselho de direitos em parceria com outros órgãos para minimizar essas violências.”
Presenças e apresentações
Além dos representantes do MDHC, secretário Alexandre e do coordenador Kenio, ainda compuseram a mesa diretiva do evento a reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes; a promotora de Justiça de Itumbiara, Mônica Fachinelli, o pró-reitor de extensão do IFG, Wilian Batista; o diretor-geral do IFG Câmpus Itumbiara, Marcos Antônio Arantes e a presidente da Fundação de Solidariedade de Itumbiara (Funsol), Ana Carolina Palhares.
Além de gestores ligados a órgãos e entidades de Itumbiara, também estavam na plateia da solenidade os vereadores José Orestes e policial Rolissandro, a presidente do Conselho Municipal de Idosos, Edimeia Augusta Fernandes e integrantes do grupo “3ª Idade em Movimento”, coordenado pela profa. Graziela Santiago.
As apresentações artísticas do evento ficaram por conta da professora Daniela Oliveira com a servidora municipal Jaira Garcia e o cantor e compositor Alan Guerra, e ainda com participação das estudantes do Câmpus, Bruna Leal, Isabela Almeida e Júlia Duarte.
Saiba mais sobre o programa “Envelhecer nos Territórios”: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/mdhc-lanca-o-programa-envelhecer-nos-territorios-para-promover-o-direito-de-envelhecer-a-todas-as-pessoas
Setor de Comunicação Social e Eventos - com informações da Assessoria de Comunicação Social do MDHC.
Redes Sociais