Professores do Câmpus Itumbiara participam de eventos científicos na Europa e Estados Unidos
Parte dos gastos com a viagem é paga com o auxílio financeiro do PIPECT, programa institucional do IFG
Neste mês de julho duas docentes do IFG Câmpus Itumbiara, a professora Marlene da Silva e Pauliana Duarte, embarcam para Honolulu (capital do estado americano do Havaí) onde irão participar na The Learner Conference - 24 th International conference on Learning, University of Hawaii at Manoa. O evento científico ocorre de 19 a 21 de julho, e na ocasião as duas professoras irão apresentar cada uma seu respectivo artigo acadêmico. Para a professora Pauliana, além de poder conhecer a universidade e o Havaí, será vantajoso poder relatar a experiência dela com a oficina de inglês para outros "professores que são referência na área dos estudos sobre letramento".
Recentemente, outros três pesquisadores e um aluno do IFG Câmpus Itumbiara também participaram de eventos na Europa. Em junho, a gerente de pesquisa-pós-graduação e extensão (Gepex), profa. Blyeny Hatalita Pereira Alves participou da International Conference on Education and New Developments 2017, na capital portuguesa Lisboa. O evento aconteceu entre os dias 24 a 26 de junho, e nele Blyeny apresentou dois pôsteres: “Analysis of PIBID contributions to the initial training of chemistry teachers” e “Reflections on the learning of chemistry in EJA: Food colorings as contextualization point”.
Blyeny contou que trabalhos de 55 países foram apresentados no evento sobre educação e novos desenvolvimentos, e que essa “conexão mundial” entre tantos pesquisadores de diferentes áreas foi “muito positiva” e certamente irá contribuir “para a atuação em sala de aula e em projetos na instituição”. Quanto à autoria dos pôsteres apresentados, Blyeny conta que outros alunos e servidores do Câmpus e alguns docentes da rede pública de ensino de Itumbiara também são autores dos trabalhos.
Itália
Também no mês passado o professor Ghunter Paulo Viajante esteve na International Conference on Environment and Electrical Engineering, realizada em Milão, na Itália. A Conferência foi organizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers(IEEE). Na ocasião, o professor apresentou o artigo “A Grid Connection Scheme of a Switched Reluctance Generator Using P+Resonant Controller”, que faz parte do seu trabalho de estágio no pós-doutorado, de um projeto de iniciação científica, e ainda de um trabalho de conclusão de curto (TCC) sob sua orientação.
Para Ghunter, a participação em eventos no Brasil e no exterior é essencial e necessário “para a formação do discente e aperfeiçoamento docente”, principalmente pelo constante avanço da tecnologia.
Espanha
Já em abril, os viajantes foram o professor Marcelo Escobar de Oliveira e o aluno do 8º período de Engenharia Elétrica, Wandry Rodrigues Faria. Os dois participaram da International Conference on Renewable Energies and Power Quality (ICREPQ'17), em Málaga, na Espanha na Universidade de Vigo. O evento internacional tratou sobre energias renováveis e qualidade de energia (leia a notícia completa dessa atividade aqui).
Custeio
Com exceção da professora Pauliana, todos os pesquisadores citados na matéria foram contemplados com recursos do Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos para Servidores do IFG (PIPECT), que custeia parte das despesas relacionada à inscrição, passagem, entre outros. O objetivo do Programa é “promover a divulgação do trabalho institucional a partir dos resultados das pesquisas realizadas pelos servidores do quadro permanente do IFG em eventos científicos e tecnológicos, de âmbito nacional ou internacional”.
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais