Oficina de Etnomatemática leva a Secitec do Câmpus Itumbiara para estudantes de Buriti Alegre
A atividade itinerante foi realizada para alunos da educação infantil
Uma das oficinas de destaque da Semana da Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) foi a de Etnomatemática, realizada tanto no Câmpus, quanto em outras escolas de Itumbiara e Buriti Alegre, a 48km de distância. A oficina foi ministrada por duas professoras convidadas, Adriana Campelo, da Escola Pluricultural Odé Kayodê, da cidade de Goiás, e Emicléia Alves Pinheiro, docente do IFG na mesma localidade.
Em Itumbiara, a oficina aconteceu com alunos do Técnico Integrado e também com os estudantes da Escola Municipal Maria Leopoldina de Carvalho. Já em Buriti Alegre, a instituição participante foi a Escola Municipal Maria Inês Naves; onde a atividade também foi prestigiada pelo secretário de educação daquele município.
Durante a oficina, o público aprendeu sobre o jogo de Ayó, que é jogado com 48 sementes (que representam o significado da semeadura e colheita) e um tabuleiro confeccionado em madeira ou caixa de ovo. A brincadeira foi escolhida porque permite ao participante desenvolver habilidades de lógica, competência, raciocínio, interpretação e estimativa. E também por ajudar na assimilação dos conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão.
A Etnomatemática, de acordo com as professoras, é aplicada no sentido de permite a reflexão “sobre conceitos e ideias matemáticas que se fazem presentes nessa prática cultural e educativa”. E por possibilitar a discussão de temas como o racismo, etnias, história, geografia, promovendo o rico diálogo entre os participantes. Conforme destacado pela professora Adriana os encontros realizados “foi muito interessante e enriquecedores”, com participação intensa das crianças, superando a expectativa das docentes.
Estudantes de Itumbiara brincando de Ayó
A Matemática Está em Tudo – tema da Secitec
Além dessa oficina, outras atividades baseadas no tema da Secitec este ano foram: “Cassinos da Matemática: jogos de estratégia e de raciocínio lógico”, promovida por docente e alunos do IF Goiano – Câmpus Urutaí. “Números primos, seus mistérios e aplicações”, ministrada pelo docente do Câmpus, Ricardo Soares. “Matemágicas”, conduzida pelo também professor do IFG, Rogério da Silva. E o minicurso “A relação da matemática e química na produção de biodiesel”, proposta pela docente Karla Amâncio, juntamente com os alunos da Licenciatura do Câmpus.
A Matemática foi o mesmo tema escolhido pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que é produzido em escolas de todo o Brasil. A escolha do tema foi por considerar a Matemática a “ciência das ciências”, com definições e aplicações variadas, úteis e prazerosas. E por ela ser essencial diversas áreas do conhecimento humano.
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais